top of page

Enxerto Ósseo Dentário

O que é Enxerto Ósseo?

Os dentes transmitem forças de mastigação ao maxilar. Isto preserva a saúde do osso e mantém o maxilar em forma. Em caso de perda de um ou mais dentes, estas forças deixam de ser exercidas e o osso pode começar a regredir lentamente. Isto faz com que a forma do rosto se altere ao longo do tempo.

 

Os implantes devem ser fixados no osso maxilar. Caso não exista osso disponível o suficiente, a enxertia deve ser aplicada.

 

O aumento ósseo é um procedimento padrão, utilizado há mais de quatro décadas, e pode ser realizado no mesmo momento da instalação do implante. Apesar de a cirurgia requerer alguns minutos extra, o paciente não terá consciência da mesma.

Em alguns casos, o aumento ósseo tem de ser feito antes do tratamento com implantes, obrigando a um período de cicatrização que pode ir até aos seis meses, antes da colocação dos implantes.

O exame de tomografia computadorizada é fundamental para este diagnostico, por isso a Clinica Monteiro de Carvalho conta com um tomógrafo de uso exclusivo.

 

Quando feito em paralelo à instalação, é adicionado biomaterial na área em torno do implante. Isto melhora a aparência da coroa final e ajuda a proporcionar o apoio necessário para o implante.

Em algumas situações existe a necessidade inevitável em aplicar o procedimento de enxertia previamente à instalação do implante. Principalmente quando não temos um mínimo de estrutura óssea para ancorar o implante.

A fase de cicatrização demora de 6 a 12 semanas, dependendo da situação clínica individual. Durante este período, o implante se une firmemente ao osso maxilar - um processo designado por "osseointegração". Uma vez cicatrizada, esta raiz artificial atua como apoio para a fixação de coroas individuais, pontes multi-dente ou uma prótese dentária completa.

O enxerto pode até ser evitado, caso o diagnostico seja precoce.

Os implantes dentários podem ajudar a prevenir a deterioração óssea gradual, dado reproduzirem a ação da raiz original, transmitindo forças de mastigação ao osso maxilar de uma forma natural. Isto não acontece com métodos convencionais como pontes ou próteses parciais.

 

 

Temos como conclusão que a terapia com implantes, devolve ao paciente não somente os dentes perdidos, mas também a qualidade de vida.

Hoje temos total capacidade de “imitar" a natureza, devolvendo a saúde oral, a plena função mastigaria e também a estética natural.

bottom of page